Exercício TecII


No âmbito da unidade curricular de Tecnologia de Luz II, os alunos desenvolveram um trabalho, tentando explorar as propriedades dos scrollers.
O aluno Carlos propôs uma montagem simples com 4 projectores, pretendendo mostrar a movimentação de uma sombra de cor, como se do movimento solar se tratasse. O resultado esperado seria este:


Cada projector teria um scroller com duas cores (vermelho e verde). Manter-se-iam sempre 3 com a cor verde e 1 com a cor vermelha passando esta de projector para projector. Durante a concretização do exercício, o Carlos ainda colocou um difusor na passagem dos frames para suavizar a transição. Como os 4 projectores abrangiam a mesma área, seria de esperar que a cor resultante da mistura de cor (amarelo) aparecesse no objecto e na restante área. Ora, eram 3 contra 1! A mistura não se deu, nem baixando a intensidade dos restantes 3, pois perdia-se também a temperatura de cor. Talvez com ND’s tivesse resultado. Mas foi uma boa tentativa!




O aluno Fernando propôs a simulação de um nascer do Sol com recurso a 2 projectores para o céu, 2 projectores para a Terra e um recorte para o Sol e a linha do horizonte, através de um filtro difusor. No vídeo apresentado, as cores não são totalmente fiéis às do exercício real e as transições não são muito visíveis, mas pode-se ficar com uma boa noção do resultado obtido.
Essas transições de cor, tanto na zona da Terra como no céu, tiveram direito a uma técnica especial apresentada na entrevista a seguir:





A experiência do Rui consistiu em dar a ilusão da passagem de cor por uns rectângulos, dispostos de maneira circular. Como se pode observar no vídeo, 2 cores distintas circulam em sentidos opostos e, quando se encontram, dá-se a mistura de cor dessas duas cores. Como não houve muito tempo, não foi possível aperfeiçoar a dinâmica, mas na próxima quinta-feira tentar-se-á melhorá-la. Para já fica o primeiro take:


Comentários

Mensagens populares